Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de 2024

Luís Vaz de Camões: Um Poeta Genial de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Sinopse da editora «Luís Vaz de Camões é um poeta genial. Pode mesmo classificar-se como o maior poeta do nosso país. A sua obra é tão reconhecida e valorizada que a data da sua morte, 10 de junho, foi escolhida para festejar o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Os poemas de Camões foram traduzidos para muitas línguas e são de tal forma apreciados em todo o mundo que, com frequência, se chama língua de Camões à língua portuguesa.»

Dia mundial da Alimentação

Anualmente, celebra-se a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Em 2024, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, sendo assinalado em paralelo com o 79.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). As comemorações, organizadas pela FAO, integram diversos eventos, promovendo-se a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta. Este lema justifica a importância da abordagem da alimentação (saudável) de uma forma holística, não só sob a perspetiva da saúde, mas também dos direitos humanos, da sustentabilidade, da educação ambiental, entre outros. É sempre de lembrar que o direito a uma alimentação digna e saudável é, sobretudo, uma questão de cidadania.

Tatsuya Endo- Autor do mês -outubro

BiblioAgenda outubro 2024

BiblioAgenda outubro 2024

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship). Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2024, dia 28/10. O mote para este ano já está lançado: Bibliotecas Escolares: Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!

Luís de Camões nos lugares de 'Os Lusíadas'

Luís de Camões

Luís de Camões

Semana da Leitura - Ler em Liberdade

Semana da Leitura - Ler em Liberdade

Semana da Leitura - Ler em Liberdade

Autor do Mês- Ana Maria Magalhães

Autor do Mês- Ana Maria Magalhães

O 25 de Abril num minuto

No 25 de Abril de 1974 um grupo de militares derrubou a ditadura em Portugal e devolveu a liberdade à população. Num minuto fica a saber como funcionava o Estado Novo e o que aconteceu no dia da revolução.

Poetas que cantaram abril- Canção da madrugada

Letras do poeta Ary dos Santos - canção de madrugar, estrela da tarde, cavalo à Solta e retalhos #25abril#50anos

Poetas que cantaram abril- Somos Livres

Na ressaca do 25 de Abril, José Cid fez os arranjos e a atriz Ermelinda Duarte interpretou esta cantiga na peça Lisboa 72-74 do Teatro Estúdio de Lisboa. Depois de a ouvir, Mário Martins, da editora Valentim de Carvalho, convidou-a para a editar em disco, e José Cid produziu o single. A canção acabou por se tornar numa das mais icónicas dos anos que seguiram à revolução.

Poetas que cantaram abril- Grândola Vila Morena

A música de José Afonso já está tão digerida pela nossa memória colectiva que, quando ouvimos um disco dele, ouvimos o que temos na memória e não o que está gravado. Há poucas canções onde isto seja tão óbvio como em “Grândola, Vila Morena”. Quase toda a gente acha que consegue cantá-la, mas poucos sabem a letra de uma ponta à outra, e menos ainda ouvem, de facto, esta canção arrepiante e circular com direcção musical de José Mário Branco.

P´raLer+ Dia do Pai.

P´raLer+ Dia do Pai

Autor do mês de março - David Farr

Autor do Mês- David Farr

PALAVRA DO ANO

A palavra “Professor” foi a mais votada na iniciativa da Porto Editora PALAVRA DO ANO