Avançar para o conteúdo principal






A LITERACIA 3Di consiste num desafio nacional , dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o objetivo de promover a literacia nas dimensões da Leitura, Matemática, Ciência e Inglês.
É uma iniciativa da inteira responsabilidade da Porto Editora que, envolvendo os demais elementos da comunidade educativa – escolas, professores, pais e encarregados de educação, instituições públicas e privadas –, pretende contribuir para elevar os níveis de literacia dos alunos e para o seu desenvolvimento educativo, pessoal e social, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a desenvolver competências.
 Os alunos são testados através de provas desenvolvidas num contexto similar ao das avaliações internacionais, promovendo a literacia e respetiva avaliação em quatro dimensões fundamentais do conhecimento: LeituraMatemáticaCiência Inglês.
. A quarta edição da LITERACIA 3Di (que decorre ao longo do ano letivo 2018- 2019) é aberta a todos os alunos do 7.º e 8.º anos de escolaridade, sem qualquer tipo de filtro ou seleção. Para a presente edição, os alunos do 5.º ano são desafiados para a literacia de Matemática, os alunos do 6.º ano para a literacia de Ciência, os alunos do 7.º ano para a literacia de Leitura e os do 8.º ano respondem a questões de Inglês.
. A LITERACIA 3Di desenrola-se ao longo de todo o ano letivo, com três fases definidas:
a) Primeira Fase – Local Realiza-se de 19 a 23 de novembro de 2018 para o 2.º ciclo e de 26 a 30 de novembro para o 3.º ciclo na biblioteca da EB Mem Ramires e ES Dr. Ginestal Machado, respetivamente.
. b) Segunda Fase – Distrital
Realiza-se de 11 a 22 de março de 2019, num estabelecimento de ensino localizado em cada uma das capitais de distrito/ região autónoma, a definir pela Porto Editora.
 c) Terceira Fase – Final Nacional
A final da presente edição realiza-se a 17 de maio de 2019, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Lisboa)

Inscrição
1. A participação  é gratuita e os estabelecimentos de ensino devem concretizar a respetiva inscrição de todos os seus alunos dos respetivos anos de escolaridade de 1 a 19 de outubro de 2018.
Assim, as inscrições deverão ser coordenadas pelos representantes de GR , preenchendo o ficheiro Excel anexado, o qual deverá ser enviado para o email bibcrmemramires@gmail.com até 15 de outubro de 2018.
2. A inscrição dos alunos é feita indicando o nome completo e o ano e turma a que pertencem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Kahoot Pedro Alecrim

Depois de lida a obra em sala de aula, podes usando o tablete e a aplicação kahoot testar os teus conhecimentos.  https://play.kahoot.it/#/k/25979fcb-01e3-4594-88f3-e36ee1db9382

Kahoot- ULISSES

Kahoot - Ulisses

O Amigo Dedicado - Oscar Wilde